sábado, 17 de outubro de 2015

orfãos de guerra


































Meninas inglesas leem cartas, durante a Segunda Guerra Mundial, 1939. 
Foto David Seymour, aka Chim.

**
Chim nasceu na Polônia e cobriu vários conflitos que aconteceram no planeta a partir de 1933, ano  em que começou a trabalhar como fotógrafo freelancer. Esteve na Guerra Civil Espanhola, na Checoslováquia, documentou a viagem dos refugiados legalistas espanhóis para o México e estava na Segunda Guerra Mundial como interprete e fotógrafo.
Suas fotos são principalmente das crianças orfãs dessas guerras, em suas atividades cotidianas. Depois da guerra documentou a situação das crianças refugiadas para a recém-criada UNICEF e em 1947 fundou a Agência Magnun de Fotografia, com seus companheiros Robert Capa e Henri Cartier-Bresson.
Chim morreu enquanto cobria o armistício da Guerra de Suez, em 1956, quando foi metralhado pelos rebeldes, junto com o fotografo francês Jean Roy.


gabo
























Há alguns anos, numa entrevista a um jornal espanhol, quando perguntaram a Gabriel Garcia Marquez o que gostaria de ter sido se não fosse escritor, ele contou uma historia:

- Uma vez, em Zurique, uma tempestade de neve me levou a um bar. Tudo estava na penumbra, um homem tocava piano na sombra e os poucos clientes ali eram casais de namorados. Nessa tarde soube que se não fosse escritor gostaria de ser o homem que tocava o piano sem que ninguém visse seu rosto, só para que os namorados se quisessem mais.