domingo, 10 de julho de 2016

Dias de morgação e curiosidade.


Tive um dia de morgação, meio deitada, um pouco tonta quando ficava de pé... o olho que fez a cirurgia (o da hipermetropia) é o que já via melhor e tinha menos catarata, e agora está vendo incrivelmente bem, com a maior nitidez. O branco é quase fluorescente de tão claro. Mas o outro olho, que é míope, continua com apenas 20% da visão e a catarata. Então a diferença entre os dois graus é enorme. O que me dá essas tonturas e vontade de vomitar. É incrível como o sentido da visão é importante para o equilíbrio do nosso corpo...

Mas o dia está lindo, com sol e brisa, e como o médico mandou que eu usasse o olho o mais que pudesse, fiquei brincando no computador, aleatoriamente, vendo somente aquelas coisas bestas que fazem rir e trazem informações novas sobre assuntos variados.

E, claro, que vim fazer um post aqui, porque não quero ficar ausente por muito tempo da Central do Textão. Então estou listando algumas coisinhas interessantes que andei lendo por aí nesses passeios sem rumo e que eu não sabia.
Aposto que muitas delas vocês também não sabiam...

::: A língua portuguesa fez 802 anos em 2016. O marco dessa efeméride é o Testamento de Afonso II, datado de junho de 1214, o primeiro documento com convenções gráficas mais ou menos estáveis do português de que se tem notícias. Hoje o português é um dos dez idiomas mais falados do mundo.

::: A arvore mais antiga do mundo tem mais ou menos 1.800 anos e fica na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. É uma Quercus virginiana, uma espécie de carvalho nativo, tem 22m de altura, uma circunferência de quase 15m e cobre 450m² quadrados de terreno. Seus galhos são tão grandes que encostam no chão e precisam ser sustentados por cabos de aço. 














::: Segundo o Dicionario Aurelio Digital, a fêmea do 'peixe boi' é chamada de 'peixe mulher'... Os dois estão em extinção.














::: Caetano contou numa entrevista que a primeira vez que Pina Bausch veio ao Rio chamou ele pra dançar um tango. E ele improvisou porque não sabia dançar. Depois, na segunda vinda da bailarina, ele a convidou e a seu grupo pra dançar forró e Pina arrasou. Dançou muito e foi a última a deixar o salão.















::: No planeta Mercúrio um ano leva apenas 88 dias. Deve ser mais fácil sentir saudade lá. A menor saudade do sistema solar.

::: Robert Downey Jr começou a trabalhar no cinema aos 5 anos, em 1970.




::: Bruce Wayne é sócio majoritário do jornal Planeta Diário onde Clark Kent trabalha. Ou seja, Batman paga o salário de SuperHomem.















::: A cabeça de um ser humano permanece consciente por 6 segundos após ser decapitada.

::: A Terra é o único planeta onde a água pode se apresentar nos três estados (sólido, líquido e gasoso).



















::: O lago Retba é completamente cor de rosa e fica localizado no Senegal, África.



















É isso aí, amigos...

5 comentários:

Cláudio Luiz disse...

mesmo com a operação tão recente não tem problema ficar frente a tela do computador? Vc fica de óculos escuros ou sem?

BethS disse...

uso um oculos escuro que o oftalmo me emprestou, que é todo fechado, como os olhos do ciclope, dos x men, so na luz do sol.
em casa uso nada.
ele diz que posso ficar um pouco no computador, no telefone, no tablet, etc.
sem exageros...
posso ler livros ou revistas tambem.
preciso exercitar bastante o olho, enntende?

Renata Lins disse...

força aí, querida! agora falta pouco.
e: finalmente entendi a música que diz "piracanjuba, peixe mulher".... eu sempre achei que peixe mulher era uma criação poética....

Maria Angélica disse...

Algumas? Não sabia quase nenhuma. ;)
Entendo que tem que exercitar, mas não força nada, viu? Qual é o tempo previsto pra recuperação?
beijos, querida

Marissa Rangel-Biddle disse...

Forca. O diabo do pc nao arruma a forca para forssssssca ...sente o som do s ai.

Beijocas.