quarta-feira, 21 de setembro de 2016

No dia da árvore, o milagroso Baobá

















Hoje é Dia da Árvore, um dia muito especial, que a gente comemora aqui na minha casa.
Nesse dia quero louvar o Baobá (Adansonia digitata), a mais estranhamente linda e altiva planta que já vi. Os cientistas dizem que ela é praticamente um ecossistema, porque pode sustentar sozinha a vida de incontáveis criaturas. 














Um baobá vive até 6.000 anos e suas sementes demoram 10 anos para germinar. Quando adulto pode chegar a 25m de altura e 7m de diâmetro. Elas parecem ter sido plantadas de cabeça pra baixo, porque seus galhos lembram raízes... eles ficam sem folhas durante nove meses do ano, tempo que dura a seca nos desertos africanos, seu habitat. 













O que mais se destaca nos baobás são seus troncos extraordinários. E essas estruturas tem tuneis e canais no seu interior, fendas, passagens e reentrâncias, verdadeiros castelos que armazenas água durante os meses de chuva. Algumas chegam a armazenar até 120 mil litros de água...  Ali os elefantes enfiam a tromba pra matar a sede e os insetos se protegem do excessivo calor.  
**
Outras partes dos baobás também tem sua utilidade. A casca de seu tronco é utilizada na fabricação de tecidos e corda, as folhas tem propriedades medicinais e alimentícias. As folhas são ricas em betacaroteno, e são usadas para tratar asma, diarreia, anemia e reumatismo. 
















Suas flores brancas que parecem veludo alimentam os morcegos.  Seus frutos são conhecidos como Mukua, e se parecem com grandes cocos, com sementes em seu interior. Esse miolo é coberto com um pó agridoce, que contem cinco vezes mais potássio do que as bananas, três vezes mais cálcio que o leite, seis vezes mais vitamina C que as laranjas e três vezes mais antioxidantes que os morangos.  
Das sementes se retira um óleo rico em vitaminas A e F, alem de ômega 3, 6 e 9, sendo usado no tratamento de doenças de pele, e auxiliar no tratamento da malária, sarampo, catapora e problemas digestivos.

Os baobás são as arvores milagrosas do continente africano, e o símbolo nacional da ilha de Madagascar e do Senegal.














Baobás atormentavam o Pequeno Príncipe. Ele dizia que os baobás eram grandes como igrejas... "E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando"... 
---
















Na Africa do Sul, um baobá de 22m de altura e 47m de circunferência e mais ou menos 1.700 anos, foi transformado em pub. Os proprietários da fazenda onde ele está plantado removeram as massas de composto do seu interior oco e ali instalaram mesas, bancos, sistema de som e muita cerveja. 

Em dias de festa, o Baobab Tree Bar, como foi batizado, já recebeu 60 pessoas de uma vez. Além do ambiente principal, ainda tem um buraco que é uma adega, resfriada por ventos naturais a uma temperatura constante de 22 graus.








Um comentário:

Helê disse...

Conheci a árvore com o Pequeno Príncipa, Beth, e agora mais com você. Obrigada!
Beijo,
Helê