Tirei o dia pra arrumar esse espaço em que trabalho
- é muito papel, livro, pasta, disco de backup, canecas de chá vazias,
embalagem de biscoito, contas a pagar... e os gatos adoram subir e deitar em
cima da mesa na madrugada, por isso pode acrescentar à bagunça mais uma porção de pelos.
Fico querendo deixar tudo impecável, mas me perco olhando coisas, e é claro que não vai dar tempo de terminar hoje. É sempre assim.
---
E no meio desse caos em que me encontro no momento, me caiu nas mãos um texto sobre Eugenio Barba e o 'Equilíbrio Precário'. É a tese de mestrado de uma amiga, uma "atriz buscadora", que estuda Antropologia Teatral. Gostei muito de ler quando recebi alguns anos atrás e hoje a sua releitura foi muito benvinda.
E no meio desse caos em que me encontro no momento, me caiu nas mãos um texto sobre Eugenio Barba e o 'Equilíbrio Precário'. É a tese de mestrado de uma amiga, uma "atriz buscadora", que estuda Antropologia Teatral. Gostei muito de ler quando recebi alguns anos atrás e hoje a sua releitura foi muito benvinda.
Barba é um dos mais
importantes diretores de teatro contemporâneo do mundo, criador de um método de preparação de
atores e bailarinos que ficou conhecido como Teatro Antropológico.
Entre outras idéias e enunciados, é de Barba a idéia do Equilíbrio Precário. Primeiro ele mostra que o equilíbrio é a capacidade que
a gente tem de se manter ereto e se mover dessa maneira no espaço. Quando
esse equilíbrio é ameaçado de alguma forma (como andar olhando pra cima, por
exemplo), o corpo tem que criar uma série de tensões diferentes pra impedir que
a gente caia.
O que
Barba propõe é que o corpo do ator ou dançarino prolongue essa tensão, essa ameaça, até o limite máximo, como um elástico esticado, e de repente se solte. A partir daí, o ator precisa apenas confiar, relaxar e se entregar, obrigando o corpo a se reorganizar e ir buscar em
memórias celulares o que ele sabe fazer com esforço mínimo (comer, respirar,
beijar, por exemplo).
A proposta é muito mais complexa que isso, envolvendo exercícios e técnicas que não domino bem. Mas em resumo, a ideia é um não movimento dentro do
movimento. Intenso na sua simplicidade.
É uma técnica, que pode ser feita com as pernas, os pés, os braços. Ou mesmo um trabalho interior, tão eficaz quanto. Os atores e bailarinos treinam muito pra conseguir, mas os resultados são espetaculares.
É uma técnica, que pode ser feita com as pernas, os pés, os braços. Ou mesmo um trabalho interior, tão eficaz quanto. Os atores e bailarinos treinam muito pra conseguir, mas os resultados são espetaculares.
Relendo esse trabalho da minha amiga, fiquei com a certeza de que isso pode ser levado pra vida cotidiana de
qualquer um. Da minha principalmente...
Encontrar um nicho de segurança no meio
do caos, da tensão permanente, do estresse. E relaxar.
Quem sabe a vida será mais fluente e menos dura.
Conheço uma musica italiana
que fala justamente do equilíbrio precário...
2 comentários:
andamos trocando coincidências, eu, Renata, Rita, Cláudio... pois bem. A dissertação de mestrado de uma das minhas amigas mais próximas tem como autor de referência... yes, Barba.
Me identifiquei com a parte dos pelos, meus gatos também os deixam em meio à minha bagunça organizada e... quer saber? Eu nem me importo. Encontrei seu blog na Central do Textão e adorei a forma como você se expressa. Voltarei.
Postar um comentário