quinta-feira, 23 de junho de 2016

Espada de São Jorge, amor puro amor verdadeiro



Acho que a primeira planta por quem me apaixonei na vida foi a “Sansevieria trifasciata”, conhecida como Espada de São Jorge. Digo, a primeira planta de vaso, porque árvores tinham muitas no quintal, mas eram independentes e não precisavam de mim.

Me lembro muito bem de uma folha da Sansevieria que peguei na rua, ia pro lixo de alguém, e em casa resolvi enfiar na terra de um pequeno vaso de plástico. E fiquei de tocaia, todo dia olhava pra ver o que ia acontecer. Um dia quase não acreditei: junto à base daquela folha amassada e triste, estava surgindo uma pequena folhinha verde e cheia de vida.
Eu tinha uns 8 anos, e aquele foi talvez o primeiro milagre com que o reino vegetal me deslumbrou.
Desde então cultivo uma enorme ligação afetiva com as plantas. Gosto de todas, não existe nenhuma planta no nosso universo que não receba meu amor e meus cuidados, mas com a Espada de São Jorge eu tenho uma história...

Como é uma planta muito comum, que podemos encontrar em todo canto, as pessoas não lhe dão a devida importância. Mas de comum ela não tem nada! A gente encontra as Sansevieria em várias formas, grandes e pequenas, altas e baixas, listradas e com as bordas amarelas. São todas parentes, partes do mesmo gênero botânico e com as mesmas propriedades. Sua flor é miudinha e muito perfumada.


















É CONSIDERADA UMA PLANTA SAGRADA
Como Espada de Ogum, essa espécie tem papel importante nos rituais das religiões afro brasileiras, sempre presente nos terreiros desse orixá. Ogum é um guerreiro destemido, deus dos ferreiros, que ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. E pela sua forma, a Sansevieria trifasciata representa a sua espada mágica. Outra variedade, de nome Sansevieria cylindrica, de folhas compridas, é a sua lança.
No Brasil, o santo católico São Jorge está associado a Ogum, pelo que a espada e lança de Ogum passaram também a serem conhecidas como Espada e Lança de São Jorge.














(a lança de São Jorge)

É UMA PLANTA QUE PURIFICA O AR
Em todas as suas formas, as Sansevieria são consideradas uma das melhores purificadoras do ar em todo o reino vegetal. Por isso são aconselhadas para uso em ambientes fechados.  
Quem deu aval a essa teoria foi a NASA, através de estudos feitos pelo cientista Bill Wolverton, e publicada em livro recentemente.
Simulando um ambiente respirável num habitat lunar, os cientistas descobriram que algumas plantas são os melhores filtros para poluentes comuns, como amônia, formaldeído e benzeno. Entre essas poucas estava a Sansevieria.


SÃO MUITO FÁCEIS DE CUIDAR
As Sansevieria se adaptam bem a qualquer ambiente, mesmo com pouca luz. Elas preferem muita luz sem sol direto, claro, mas crescem bem em contato direto com o sol. Assim como também se adaptam bem ao ar condicionado.
Mas não curtem muito regas frequentes. No verão, basta regar uma vez por semana sem deixar o solo encharcado. E no inverno, uma vez por mês. 
A Sansevieria prefere ficar sossegada no seu vaso durante o máximo de tempo possível, mas é bom trocar a terra de dois em dois anos, para que raízes não fiquem muito apertadas no vaso.  Para adubá-la, é melhor escolher o período da primavera até o outono. Adubo orgânico, claro.
Também não é necessário podar uma planta dessas. Apenas corte as folhas mais velhas rente ao solo e enfie na terra para reprodução. Elas vão se reproduzir em folhinhas verdes e viçosas e você vai ficar deslumbrada.

Exatamente como essa historia aqui começou...

4 comentários:

Cláudio Luiz disse...

ótimo, Beth.
Adoro as espadas - muito das pequenas e as de borda amarelas e também as lanças. Acho que fazem decorações bonitas. Se tivesse me lembrado teria falado da decoração de uma festa que fiz com espadas de são jorge.
outra que gosto muito é um cacto que tb é verde e amarelo.

aledark disse...

Já me disseram que não é bom ter essa planta dentro de casa, pois pode causar desavenças e brigas, isso é verdade? Queria muito ter um vaso delas na minha sala.

Unknown disse...

Eu tenho na sala e amo ela , tenho sala , na entrada direita e esquerda na cozinha amooo

Luciana Rocha disse...

Olá, vc tem essa quarta imagem Golden flame?