sábado, 10 de setembro de 2016

As cidades submersas da china

ShichengHecheng  são cidades de 1.800 anos de idade, situadas na província de Zhejiang, leste da China, deliberadamente sacrificadas sob o lago artificial Qiandao em 1959, criado a partir da construção de uma hidrelétrica, no governo Mao. Junto com elas, desapareceram cerca de 27 aldeias e mil vilas, todas assentamentos de historia milenar. 
Os 290 mil habitantes dessas cidades precisaram migrar para outras regiões, a fim de fugir da fúria das aguas.




Hecheng foi uma cidade comercial e próspera construída há 1.800 anos, enquanto Shicheng, também conhecida como Cidade do Leão, tem 1.700 anos e foi um centro político, econômico e cultural da Dinastia Hen. Depois de ficarem submersas, as duas foram se fossilizando lentamente sob mais de 30 metros de água.

Os estudiosos pensavam ter perdido esse pedaço da história chinesa para sempre, mas, entre 2001 e 2011, o governo local organizou cinco expedições para descobrir detalhes sobre o alagamento. E então se percebeu que muita coisa das antigas cidades ainda estavam inteiras, como vigas, escalas e tijolos de casas, pátios, esculturas bem trabalhadas, portões, arcos, cemitérios e até uma telha esculpida com a frase “Fabricado no 15º ano do Imperador Guangxu”.












Atualmente a Usina de Xing'anjiang está quase inativa e o Lago de Qiandao já perdeu seu sentido como fonte de energia elétrica. Há alguns anos, técnicos sugeriram que o nível do lago fosse baixado para trazer as cidades novamente à tona, mas elas estão embaixo dágua há tanto tempo, que certamente não resistiriam à mudança de ambiente.
Além disso, o lago se tornou uma fonte de água potável para a fabricação de cerveja e água mineral e baixar seu nível poderia prejudicar os interesses econômicos da região.

Por isso é que as cidades submersas se tornaram um destino turístico de aventura para viajantes e mergulhadores, que têm a chance de conferir as ruínas litorâneas de uma civilização lendária.

Nenhum comentário: