quarta-feira, 25 de maio de 2016

As janelas da alma

Hoje fui no oftalmo para marcar a minha cirurgia.
Se tudo correr conforme o previsto, estarei tirando a catarata no próximo dia 6 de julho.
O médico não quer fazer os dois olhos de uma vez. Prefere fazer primeiro o esquerdo, que tem 4,5 de hipermetropia e um mês depois faz o outro.
Por que não fazer primeiro o que está mais comprometido com a catarata, me deixando com apenas 20% da visão? era o que eu faria.
Mas ele diz que prefere liberar logo o olho que uso mais, que sem a catarata vai ficar quase bom.
O olho míope tem 7,5 graus, e está  'preguiçoso', enquanto o outro olho trabalha sozinho, na maioria das vezes. Esse pode ficar pra depois...
Talvez faça sentido.

Hoje fui no centro cirúrgico e peguei uma série de exames que preciso fazer antes da intervenção, queria começar amanhã, mas é feriado... então vamos de sexta feira.
Ele diz que a anestesia é local, mas vai me dar alguma coisa pra dormir, e quando eu acordar tudo terminou. Com dois dias já posso usar o olho...

Confesso que estou bem tensa, só de imaginar um furador de gelo chegando, chegando, chegando cada vez mais perto, pra furar meu olho... caraca, não dá, é impossível.
Só de pensar nisso passo mal.
Me lembro daquele filme do Buñuel, 'Un Chien Andalou", de 1928, todo em preto em branco. Que aliás tinha direção conjunta de Buñuel e Salvador Dali, e foi considerado o maior representante do cinema experimental surrealista. 
Na primeira cena, um homem corta o olho de uma mulher com uma navalha... Uma cena chocante.
Vi esse filme no começo dos anos 70 e a imagem ficou gravada em minha mente para sempre, como um filme de terror.
Depois fiquei sabendo que o homem da navalha é o próprio Buñuel,,,









6 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

Uma amiga da família fez essa mesma cirurgia assim, como seu médico planejou. Ela morava no interior, então ficou lá em casa, durante todo o processo. Torço pra sua recuperação ser tão tranquila e rápida como a dela e o resultado tão satisfatório quanto o dela.

Renata Lins disse...

Minha mãe fez também assim como você vai fazer: um, e um mês depois o outro. Foi no ano passado. Ela também estava bem tensa, minha irmã foi com ela nas duas vezes. Foi tranquilo, deu tudo certo, o primeiro dia ela ficou meio nervosa porque demorou pra ver direito, aí ligou pra médica que explicou que era assim mesmo. Aí no outro dia já estava vendo melhor e... ficou impressionada com as cores. Tão vivas. O segundo olho ela já estava mais tranquila, sabia que demorava um tiquinho pra ver direito. Enfim, tudo lindo. Vendo feliz, sem lente, sem óculos... serelepe. Torcendo por você. Beijo.

Cláudio Luiz disse...

para aumentar a contagem do... é assim mesmo.
meu pai tb fez e foi um e depois o outro.
minha mãe que adora um médico, queria fazer, mas acharam que não deveriam, para decepção dela.
vai ficar tudo bem.

BethS disse...

Ah, que bom ler esses relatos... Acho que vai mesmo ser uma enorme alegria ver de.ta.lha.men.te todas as folhinhas de uma arvore! Nunca vi direito... Um sonho de consumo... Valeu galera... ��

Rita disse...

Vai dar tudo certíssimo! :-)

Marissa Rangel-Biddle disse...

Sounds agoniante! Vai dar tudo certo! Beijos!