sexta-feira, 20 de maio de 2016

O Jaburu

Piadinha em Brasília:
- Alô, é do Palácio do Jaburu?
- Sim...
- O Jaburu está?

:D

--
O Palácio do Jaburu ganhou esse estranho nome por causa da lagoa em frente, ponto de pouso na rota de aves migratórias, que atraem ornitólogos brasileiros em determinada época do ano.

É o mais feiosinho dos palácios da cidade.
Foi construído 17 anos depois de Brasilia, em 1977, por exigência do então ditador militar General Geisel, para abrigar seu vice.
Acho que o Niemeyer se vingou fazendo esse palácio bem diferente dos outros.

Mas ainda assim é uma construção e tanto. Toda de concreto e vidro, mas cercada de verde e água por todos os lados... Burle Marx fez seus jardins com plantas do cerrado, esse misterioso bioma tão diferente da Mata Atlântica a que a gente está acostumada. Uma área verde lindíssima, na beira da água.
Nem sei se o interino gosta de pescar, passear de barco ou mergulhar na Lagoa, que tem águas limpas. Ou se percebe o privilégio que é conviver tão de perto assim com a natureza.
Mas devia, porque a época de seca em Brasilia é terrivel.


Se eu morasse no Jaburu, acampava no meio das plantas, porque pra mim a parte interna do palácio é muito fria e bem feia.
E acima de tudo é muito cafooooona...












4 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

eu não entendo de arquitetura, decoração essas coisas, mas curti a sala que dá pra ver um montão de planta.

BethS disse...

aquela é a varanda externa, que dá pro jardim.
a paisagem é bonita, mas pro meu gosto pessoal trocava aquela mesa e tambem as cadeiras...
hahahaa

Renata Lins disse...

Tô achando graça da sua intimidade com o Jaburu....

Marissa Rangel-Biddle disse...

Frio. Todos os palacios sao assim? Eu tambem acamparia 'la fora'.